O olfato deles é bem mais apurado que o nosso, em média mil vezes. Nosso olfato possui 5 milhões de receptores olfativos, já o dos cães podem atingir 300 milhões.
Eles são uma ótima ajuda a prevenir asma e resfriado. Estudos comprovam que, quando as crianças convivem desde cedo com os animaizinhos, são menos propensas a ter asma ou adoecer por conta de um resfriado.
Cães também sofrem de depressão. Diferente do que os humanos pensam, muitas doenças caninas são similares às nossas, como é o caso da depressão. Os cães que ficam muito tempo sozinhos em casa ou que não possuem momentos de atenção e lazer, são mais suscetíveis à doença.
Eles se apaixonam. O mesmo hormônio (oxitocina) que fez seu cachorro te amar loucamente, também o faz se apaixonar. Ele é o hormônio do amor, responsável também pela interação do cão com o mundo ao seu redor: o dono, familiares e outros cães.
Eles suam. Sabe onde? Em suas patinhas. Suas glândulas sudoríparas são localizadas nos hipotênares de suas patas, por esse motivo elas às vezes possuem um odor diferenciado.
O focinho do seu cão é único. Seus narizes possuem ruguinhas e marquinhas incomparáveis que nenhum outro cão possui igual. Ela é muito similar à nossa impressão digital, já que nenhuma é igual a outra.
O barulho da chuva os incomoda. Esses barulhinhos que tanto nos acalmam nos fins de tarde, incomoda os cãezinhos. Isso porque eles possuem uma audição muito mais apurada que a nossa, portanto, o barulho de uma tempestade pode ser inúmeras vezes mais impactantes para eles.
Os cachorros nos entendem. Entendem não só o que você diz, mas o jeito que diz, o tom e consegue até prever suas intenções. Às veze parece que ele se faz de desentendido, mas a realidade é que seu cãozinho está sempre atento ao que você fala.